Notícias sobre o SIMDUT

  • HOME OFFICE - Devido ao COVID-19 a equipe do SIMDUT está trabalhando de casa. Caso precise entrar em contato telefônico ligue: Max 21-99580-4864 ou Leonardo 21-99676-5434 ou Luis 21-98885-1491.

    17/03/2020 - Devido ao COVID-19 a equipe do SIMDUT está trabalhando de casa. Caso precise entrar em contato telefônico ligue: Max 21-99580-4864 ou Leonardo 21-99676-5434 ou Luis 21-98885-1491.

  • Processo Seletivo para Programadores 2019

    25/05/2018 - Venha trabalhar conosco no desenvolvimento de ferramentas computacionais para o setor dutoviário. Vagas de estágio e emprego. Necessário conhecimento em linguagem C# e ASP.Net. Envie seu curriculum para rh@simdut.com.br

  • SIMDUT recebe Menção Honrosa do RPC 2017 em trabalho técnico desenvolvido com a LOGUM

    24/10/2017 - Menção Honrosa no Rio Pipeline Conference & Exhibition 2017 pela a apresentação do trabalho técnico Is velocity flow a limit to increase capacity? A Study Case (IBP2378_17)

  • GLOBAL PIPELINE AWARD 2017

    05/10/2017 - A Transpetro, em parceria com o SIMDUT, inscreveu o projeto do PipeClass no Global Pipeline Award 2017. O vencedor do prêmio será divulgado durante o Rio Pipeline Conference 2017.

  • SIMDUT dará apoio a ESSS em simulações termo-hidráulicas de escoamento dutos

    10/05/2016 - A ESSS conta com o apoio do SIMDUT (Núcleo de Simulação Termo-Hidráulica de Dutos) da PUC-Rio para oferecer soluções completas em projetos de simulação em engenharia de dutos on-shore e off-shore, além de linhas internas de refinaria e outras plantas de processo. As soluções em dutos oferecidas comtemplam tanto o projeto de novas linhas como avaliação de linhas em operação e sistemas instalados que serão objeto de expansão. Abrangem também análise de transientes hidráulicos, avaliação de flexibilidade e análise térmica, de falha e de fadiga de trechos e acessórios do sistema, permitindo uma solução completa de simulação para dutos, cujo objetivo é o de sempre garantir a operação segura de processos e equipamentos.

        Análises em Dutos Oferecidas
        • Projetos hidráulicos de novos sistemas de dutos e expansões;
        • Verificação das condições operacionais de dutos;
        • Simulação e planejamento de operações de pigs;
        • Simulação de operação de inertização de dutos;
        • Dimensionamento de sistemas de segurança;
        • Análise da capacidade de armazenamento de gás em redes de dutos;
        • Estudo de válvulas motorizadas;
        • Predição de volume máximo vazado e de fuga;
        • Análise do tempo de vida útil de sistemas de distribuição de gás;
        • Desenvolvimento de simuladores para treinamento de operadores;
        • Treinamento de operadores;
        • Análise de flexibilidade de estruturas;
        • Avaliação estática e de fadiga de linha e acessórios;
        • Análise de processos de fabricação: soldagem e curvamento;
        • Avaliação de dutos em operação, segundo norma API 579 / ASME FFS -1;
        • Avaliação de interação duto com solo, inclusive com diferentes caracterizações de solo;
        • Análises térmicas e termo-estrutural de dutos novos e em operação (com dano);
        • Análise de instabilidade de dutos on-shore e off-shore, incluindo colunas de perfuração;
        • Análise de dutos de materiais compósitos e dutos metálicos do tipo pipe-in-pipe.
              Desenvolvimento de Ferramentas
                Desenvolver ou personalizar ferramentas que atendam integralmente às necessidades de um cliente está na essência da ESSS. O apoio do SIMDUT amplia a capacidade de desenvolvimento personalizado de ferramentas de logística, controle de dutos e toda uma gama de softwares científicos que podem auxiliar na operação segura de sistemas de linhas de processo.
                    Soluções ainda mais completas!
                      É importante destacar que as soluções mais completas só são possíveis devido às essências complementares da ESSS e do SIMDUT, que fundem os seus conhecimentos no desenvolvimento de projetos em simulação computacional com a capacidade de transplantar o conhecimento acadêmico, de forma aplicada, para a indústria. Ambas possuem corpo técnico altamente qualificado, composto por mestres e doutores, com grande experiência em projetos para empresas de diversos setores, em especial, na área de Óleo & Gás.
                    ESSS

  • CTDUT fecha parceria com SIMDUT na área de simulação

    25/01/2016 - O CTDUT estabeleceu uma parceria com o SIMDUT – Núcleo de Simulação Termo-hidráulica de Dutos da PUC-Rio e agora está realizando simulações termo-hidráulicas transientes de oleodutos e gasodutos. O SIMDUT tem uma grande experiência na modelagem computacional de dutos, tendo conduzido simulações hidráulicas para todos os grandes oleodutos e gasodutos brasileiros. Para esses estudos são utilizados programas comerciais como o Sinergy Pipeline Simulator® da DNV-GL e Pipeline Studio® da Energy Solutions. Além disso, um grande número de aplicativos foram desenvolvidos para atender aplicações específicas.. Todos os estudos e análises são realizados de acordo com padrões nacionais e internacionais como ASME B31.1, ASME B31.4, ASME B31.8, API 5L, API 520, API 526, API 610, entre outras. As seguintes atividades foram recentemente realizadas pelo SIMDUT:

    • Projeto hidráulico de novos dutos e ampliações
    • Simulação e planejamento de operações com pig
    • Simulação de operações de inertização
    • Projeto de sistemas de segurança de dutos
    • Verificação das condições operacionais de dutos
    • Análise de capacidade em redes de gasodutos
    • Estudos de motorização de válvulas de bloqueio
    • Predição de máximos volumes vazados
    • Desenvolvimento de simuladores para treinamento de operadores de oleodutos
    • Treinamento de operadores
    CTDUT

  • Lançamento do Aplicativo SimdutTools na Play Store e App Store

    21/09/2015 - O aplicativo Simdut Tools foi lançado durante o Rio Pipeline Conference 2015 e recebeu boa aceitação do público durante a exposição. A versão atual do aplicativo SimdutTools é gratuita e está disponível nas lojas Google Play e App Store. Em breve estará disponível para outros territórios além do Brasil. O público-alvo da ferramenta são estudantes e profissionais que trabalham com Simulação de Dutos Terrestres de Petróleo e Gás Natural. A tradução para Inglês e Espanhol está em andamento, assim como outras melhorias. Baixem e avaliem.

    Google Play
    App Store

  • 50 Anos da Pós Graduação da Engenharia Mecânica da PUC Rio

    27/11/2014 - O Departamento de Engenharia Mecânica tem o compromisso com a excelência em ensino desde a sua criação em 1948, sendo sempre avaliado como um dos melhores do País. Ao mesmo tempo, o programa de pós-graduação mantém alta qualidade em ensino e pesquisa desde a sua criação em 1964, com atuação expressiva na comunidade científica nacional e internacional, resultando no conceito máximo obtido na avaliação CAPES, a nota 7. As linhas de pesquisa desenvolvidas abrangem problemas fundamentais e aplicados, sendo estes fruto de forte interação com o setor industrial. Assista o vídeo comemorativo em www.youtube.com/watch?v=wqzpaNKZqA4 O Departamento de Engenharia Mecânica tem o compromisso com a excelência em ensino desde a sua criação em 1948, sendo sempre avaliado como um dos melhores do País. Ao mesmo tempo, o programa de pós-graduação mantém alta qualidade em ensino e pesquisa desde a sua criação em 1964, com atuação expressiva na comunidade científica nacional e internacional, resultando no conceito máximo obtido na avaliação CAPES, a nota 7. As linhas de pesquisa desenvolvidas abrangem problemas fundamentais e aplicados, sendo estes fruto de forte interação com o setor industrial. Assista o vídeo comemorativo em www.youtube.com/watch?v=wqzpaNKZqA4

  • 2º Workshop sobre Capacidade de Gasodutos da ANP

    01/07/2014 - Como uma das atividades previstas no contrato entre a ANP e a PUC, o SIMDUT realizou no dia 01 de julho de 2014 a segunda apresentação sobre a metodologia de cálculo de capacidade de gasodutos. Participaram da apresentação o Dr. Luis Fernando Pires, gerente de projetos do SIMDUT/PUC-Rio, e o engenheiro de dutos Marcelo Varejão Casarin. Por meio da ANP, foram convidados alguns dos agentes do mercado de gás natural para que fossem apresentados a metodologia de cálculo de capacidade desenvolvida pelo SIMDUT e avaliada pela ANP. Durante a apresentação foram dadas contribuições que engrandecem a discussão sobre a metodologia e que serão analisadas pela equipe do SIMDUT.
    Ver mais...


  • O SIMDUT terá stand no Rio Pipeline Conference 2013.

    02/07/2013 - Visite o stand do SIMDUT no Rio Pipeline Conference 2013.

  • SIMDUT MINISTRA WORKSHOP NA ANP

    04/03/2013 - Em 03 de setembro de 2012, a ANP contratou a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (Contrato n° 4.023/12-ANP-015.372, D.O.U. n° 171, Seção 3, de 03/09/12) para realizar um estudo com o objetivo de definir princípios e abordagens para a realização do cálculo de capacidade de transporte de gasodutos, assim como o estabelecimento dos critérios para a sua aferição, de forma a atender os conceitos definidos na legislação nacional.

    A fundamentação teórica para o cálculo das capacidades de gasodutos (transporte, disponível e ociosa) foi desenvolvida pelo SIMDUT/PUC-Rio e avaliada pela ANP.

    Foi realizada uma análise da experiência nacional e internacional no cálculo da capacidade, em especial de países como Argentina, Alemanha, Espanha, Bélgica, Portugal, Reino Unido e Índia.

    A proposição do conceito inicial de capacidade para o caso brasileiro foi elaborada pelo SIMDUT/PUC-Rio considerando, em um primeiro momento, um gasoduto de transporte que não se encontra interconectado a uma rede de transporte. A aplicabilidade desta conceituação foi verificada por meio de um estudo de caso, definido entre as partes.

    O conceito inicial foi apresentado no auditório da ANP, no dia 27 de fevereiro de 2013, pelo Dr. Luis Fernando Pires, gerente de projetos do SIMDUT/PUC-Rio, para os agentes do mercado.

  • O SIMDUT completou 10 anos!

    03/12/2012 - O SIMDUT completou 10 anos de existência e agradece a todos que de alguma forma participaram destes anos.

  • SIMDUT e LOGUM fecham projeto.

    01/10/2012 - O SIMDUT e a LOGUM fecharam um projeto para o desenvolvimento de estudos de simulação termo-hidráulico e o manual de operação.

  • O SIMDUT terá um stand no RPC 2011

    08/04/2011 - O SIMDUT participará do Rio Pipeline Conference 2011 apresentando trabalhos técnicos no congresso e terá um stand na feira para receber interessados em conhecer melhor os trabalhos desenvolvidos. Visite nosso stand I15, teremos o prazer de recebe-lo.

  • SIMDUT participa do workshop sobre a RTDT

    08/04/2011 - O SIMDUT participou do workshop organizado pelo CTDUT em conjunto com o IBP para discussão do novo Regulamento Técnico de Dutos Terrestres realizado nas instalações do IBP no dia 24/03/2011.

  • SIMDUT visita o CTDUT

    19/11/2010 - No último dia 19 de novembro o SIMDUT visitou o CTDUT, onde foram feitas apresentações mútuas das áreas de atuação dos dois centros. Algumas fotos do evento:





  • O novo site do SIMDUT já está no ar!

    28/10/2010 - Bem-vindo ao novo site do SIMDUT, de cara nova e muito mais moderno. O site foi totalmente reformulado para melhor refletir a imagem e os valores da empresa.